Hospital Geral de Taipas

Central de Atendimento:

(11) 3973 0400

Av. Elisio Teixeira Leite, 6999 - Parada de Taipas

Busca

Sabia mais sobre Coronavírus

Data de atualização:14/05/2020

 

O novo coronavírus (SARS-CoV-2) é um vírus identificado como a causa de um surto de doença respiratória detectado pela primeira vez em Wuhan, China.

Atualmente, já está bem definido que a ocorrência da disseminação ocorre de pessoa para pessoa.

O coronavírus pertence a uma grande família de vírus comuns em diferentes espécies de animais, incluindo camelos, gados, gatos e morcegos.

O vírus possui uma alta e sustentada transmissibilidade entre as pessoas, há relatos de sintomas leves e outras com sintomas muito graves, chegando ao óbito em algumas situações.

Ainda há muito para aprendermos sobre a transmissibilidade,  gravidade e outros recursos associados ao SARS-CoV-2, as investigações estão em andamento em todo o mundo e não existe vacina disponível para prevenir a infecção pelo SARS-CoV-2.

Até o momento, os sinais e sintomas da COVID-19 mais comuns incluem: febre, tosse e falta de ar. No entanto, outros sintomas não específicos ou atípicos podem incluir:

• Dor de garganta;

• Diarreia;

• Anosmia (incapacidade de sentir odores) ou hiposmia (diminuição do olfato);

• Mialgia (dores musculares, dores no corpo);

• Cansaço ou fadiga;

Além disso, os idosos com COVID-19 podem apresentar um quadro diferente de sinais e sintomas do apresentado pelas populações mais jovens, como por exemplo, não apresentar febre.

Assim, a melhor maneira de prevenir a doença causada por esse vírus, denominada COVID-19, é adotar ações para impedir a sua disseminação.

Conforme as informações atualmente disponíveis, a via de transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de gotículas respiratórias (expelidas durante a fala, tosse ou espirro) e também pelo contato direto com pessoas infectadas ou indireto por meio das mãos, objetos ou superfícies contaminadas, de forma semelhantes com que outros patógenos respiratórios se disseminam. Além disso, tem-se estudado a possibilidade de transmissão do vírus por meio de aerossóis (partículas menores e mais leves que as gotículas), gerados durante alguns procedimentos específicos.

Atualmente, acredita-se que os sintomas do novo coronavírus (SARS-CoV-2) podem aparecer entre 2 (dois) e até 14 (quatorze) dias após a exposição. Isso se baseia no que foi visto anteriormente como o período de incubação dos vírus MERS-CoV (2012).

Desta forma, as medidas de prevenção e controle foram implementadas no Hospital Geral de Taipas em todas as etapas do atendimento do paciente no serviço de saúde, desde sua chegada, triagem, espera, durante toda a assistência prestada, até sua a sua alta/transferência ou óbito.

 

Hospital Geral de Taipas. Todos os direitos reservados.

Input Center Informática